quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA AIDS

Segundo o Ministério de Saúde, atualmente a AIDS permanece estável.De acordo com os dados divulgados do boletim epidemiológico realizado em 2011, o número de casos acumulados de aids no Brasil(desde 1980 a junho de 2011)é de 608.230.Em 2010, surgiram 34.212 novos casos.

O índice de portadores de HIV era maior entre os homens, mas esta diferença vem diminuindo cada vez mais no cenário brasileiro. A taxa de incidência de portadores do sexo feminino aumentou consideravelmente. No ano de 2010, estudos demonstraram que a razão homem/mulher variou para 1,7.


Contudo, verifica-se que a campanha da luta contra AIDS não tem um alvo específico e que a melhor arma é a conscientização atrelada à informação e `a mudança de atitude de cada um frente as doenças sexualmente transmissíveis.

O trabalho de prevenção deve ser intensificado cada vez mais, principalmente entre os jovens, pois tem iniciado a vida sexual bem cedo, os idosos que devem continuar se protegendo, porque a AIDS não tem relação com idade, muito menos com credo, raça, gênero e nem status financeiro e entre os homossexuais, pois um jovem gay tem 13 vezes mais chance de se contaminar em relação aos jovens em geral.

Segundo a Unaids, o crescimento da doença entre o público jovem (de 15 a 24 anos) é tendência mundial. Em 2010, o número de casos novos aumentou significativamente representando 34% no total.

Embora os dados demonstrem que a doença está estável, as pessoas não devem achar que AIDS está banalizada, que o tratamento é simples e que sexo sem camisinha não coloca em risco a vida.

O recado final: Este dia é um momento para reflexão, em que várias ações são realizadas com intuito de erradicar esta doença tão cruel em nossa sociedade, pois muitas pessoas pagaram um preço bem caro: a vida. E não podemos permitir que esta doença destrua sonhos, vidas e famílias. Por isso: FAÇA A SUA PARTE!!!!!!!!



Fonte:
http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/noticia/2011/50650/briefing_boletim_25112011_pdf_29679.pdf

http://www.aids.gov.br/noticia/2011/sus_mantem_epidemia_de_aids_estabilizada_no_brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário